segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS - Parte 2 

HÁ MAIS EXEMPLOS DO DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS?
 Há muitos. Foi por esse dom que Eliseu confortou seu servo, o qual havia ficado alarmado quando o monte ficou cercado pelo exército sírio. Eliseu orou para que o Altíssimo abrisse os olhos do jovem, e estes viram os cavalos celestiais e carros de fogo (II Rs 6. 17). Isaías também, quando estava no templo, no ano em que o rei Urias morreu, teve a visão do Senhor: Eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo (Is 6. 1b).

 COMO ESSE DOM PODE SER USADO? 
Para discernir se a força do demônio é a origem de alguma doença particular ou aflição. Pode ser usado também para ajudar a escolher obreiros puros e sinceros para a obra do Senhor, e também para manter a Igreja livre de seus enganadores. 

QUE BENEFÍCIO ESSE DOM CONCEDE ÀQUELE QUE POSSUI?
O dom é, para aquele que o possui, fonte de grande conforto é inspiração. Como todos os outros dons do Espírito Santo, o dom glorifica o Senhor, que o concede, e nos dá a alegria que vem de cooperarmos com o Pai na Sua obra, no poder que Ele próprio supriu.

 ESSE DOM, ENTÃO, NÃO É DADO PARA NENHUM PROPÓSITO MUITO GRANDE E EXCEPCIONAL? 
Relativamente falando, não. Não é um dos dons principais; pelo menos não vem no início da categoria dos nove dons, mas é, na realidade, o sétimo da lista, e o menor dos três dons de revelação. De outro ponto de vista, diríamos que cada manifestação verdadeira do Espírito é valiosa e deve ser desejada e exercitada. 

DEVEMOS, ENTÃO, ESPERAR ENCONTRAR ESSE DOM MUITO MAIS EM OPERAÇÃO DO QUE A PALAVRA DA SABEDORIA E A PALAVRA DE CONHECIMENTO?
De fato, é isso, pois vemos que um grande número de pessoas de Deus tem visões dEle próprio, mas poucos têm revelações do propósito divino.

 PARA A ESCOLHA DE TRABALHADORES, E NO CASO DE DOENÇA, DEUS PODE DAR A PALAVRA DE CONHECIMENTO EM VEZ DO DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS? 
A palavra de conhecimento concede à pessoa uma revelação de qualquer coisa que possa ser classificada como existente ou que tenha existido. Então, o fato de um espírito possuir um corpo poderia ser revelado por esse dom, mas a pessoa a saber disso não teria nenhuma visão do espírito, ela não o "discerniria". Pelo discernimento de espíritos, vemos além da esfera para a qual fomos criados, já que somos seres naturais. Somente pela revelação do Espírito Santo, podemos perceber os seres que vivem no mundo espiritual.

NA MAIORIA DESSES EXEMPLOS BÍBLICOS AOS QUAIS NOS REFERIMOS, ALGUMAS VISÕES MARAVILHOSAS FORAM DADAS.  DEVEMOS ESPERAR ALGO SIMILAR?
 A fim de respondermos a essa pergunta, chamaremos a atenção para o fato de que, no discernimento (ou visão) de espíritos, devemos certamente ver algo para que o dom funcione. Ser esclarecido sobre espíritos sem vê-los constituiria uma manifestação da palavra de conhecimento. 

ENTÃO, SE NUNCA "VIMOS" ALGO, NÃO SE PODE DIZER QUE POSSUÍMOS O DOM. NO ENTANTO, SE VIRMOS, TEREMOS TAMBÉM O PODER DE JULGAR?
 Exatamente. Esse dom, para que seja designado, deve ser, falando de modo geral, a visão e o discernimento de um espírito. PODERIA ILUSTRAR ESSE PONTO? Certamente. Daremos um exemplo moderno. Havia uma irmã em Londres que tinha esse dom, Ela viu o Senhor em diversas ocasiões. Uma vez, um rosto apareceu diante dela, a face graciosa de uma pessoa que estava sorrindo como se procurasse a amizade dela. Ela olhou, questionando-se para aquela face sorridente, e disse por fim: "O Senhor não é o meu Senhor!". Ela havia "discernido" co um verdadeiro julgamento espiritual que a face não era a do Senhor. Imediatamente,  o sorriso se transformou em uma terrível expressão carrancuda, e o olhar era tão horrível, que a assustou. Quando ela clamou pela ajuda do Altíssimo, aquele rosto foi embora, e o Senhor apareceu. Essa irmã, por uma intuição espiritual, que chamarmos de "discernimento de espíritos", soube e julgou que a primeira visão não era a do seu Senhor.  

LEMOS NO SALMO 68. 18a: TU SUBISTE AO ALTO, LEVASTE CATIVO O CATIVEIRO, RECEBESTE DONS PARA OS HOMENS. ESSE É UM DOS DONS?
 Os citados dons que Ele recebeu para os homens são, na realidade, os dons de ministério. Há cinco deles: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. (Ef 4.11).

  PAULO TEVE ESSE DOM QUANDO ESTAVA A CAMINHO DE DAMASCO? FOI UMA OPERAÇÃO DO DOM QUE O LEVOU À CONVERSÃO? 
Dificilmente poderia ser um dom do Espírito operando por intermédio dele naquele momento, pois ele não tinha recebido o Espírito Santo. Ananias foi enviado mais tarde para impor suas mãos sobre ele e dizer: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo ( At 9. 17b). Essa manifestação era imposta sobre o apóstolo a fim de que ele pudesse ser levado para o Senhor. Não constituiria um dom, mas seria uma demonstração do poder de Deus. A fim de que se constituas um dom, a manifestação deve ser dada para ou por intermédio de um indivíduo cheio do Espírito. Para ilustrar esse ponto, o Senhor feriu Herodes, e ele morreu; esse foi um julgamento direto. Por outro  lado, o Todo-Poderoso feriu Ananias, e ele morreu, mas o julgamento, nesse caso, veio por intermédio de Pedro, como o canal humano. Essa foi a manifestação de um dom. Pedro possuía o poder e o exerceu. 

SE NOS UNIRMOS EM ORAÇÃO POR UMA PESSOA DOENTE E DISCERNIMOS UM CASO DE POSSESSÃO DEMONÍACA, DEVEMOS ORAR POR ELA E UNGÍ-LA COM AZEITE, COMO DESCRITO EM TIAGO 5. 14?
 Se for claramente discernido que a pessoa afligida estava possessa por um espírito mau, e que a expulsão do espírito mau resultará na libertação, então a pessoa deve orar para que o espírito imundo seja expulso.

 NESSE CASO, É PRECISO IMPOR AS MÃOS? 
Isso não importa absolutamente. Um espírito imundo não é comunicado pelo toque, nem o espírito é expulso por um toque. A imposição de mãos não tem nada a ver com a expulsão dos espíritos imundos. O Senhor expulsa os espíritos com a Palavra. esofagite


http://frutodoespirito9.blogspot.com.br/   Muito Bom!!!!!